Você tem visto cada vez mais gente se locomovendo de bike pela cidade e ficou curioso? Quer fazer mais exercício, experimentar um esporte novo ou gastar menos com transporte? Qualquer que seja a sua razão, não faltam bons motivos para começar a andar de bicicleta. 

>> Conheça a loja Bikehub!

Mas resgatar aquela bicicleta esquecida na garagem do prédio e simplesmente se jogar nas ruas pode não ser a melhor estratégia, nem a mais divertida. Para aproveitar ao máximo o pedal, o Bike Hub te traz algumas dicas de como começar a pedalar. Confira:

DEFINA O SEU ESTILO

Existem muitos tipos de bicicleta e estilos de ciclismo, escolha os que mais se adaptam aos seus objetivos


Existem muitas modalidades de ciclismo e muitos tipos de bicicleta: estrada, mountain bike, bmx, fixa, elétrica, híbrida…qual se adequa mais a você?

Responder algumas perguntas básicas pode te ajudar a encontrar o seu estilo favorito. Onde você pretende começar a andar de bicicleta? Quantos kms pretende percorrer? Você quer se dedicar a um pedal de performance ou apenas pedalar por lazer? Você vai usar a bicicleta como meio de transporte? Prefere pedalar na cidade ou na natureza?

Dependendo de quais forem suas intenções, escolha um modelo que atenda as suas necessidades – uma bike de estrada para fazer treinos sérios, uma híbrida ou elétrica para se locomover pela cidade e uma bicicleta específica para mountain bike para pedalar em trilhas, por exemplo. Uma boa loja vai ter profissionais que podem te ajudar com esta escolha. 

ESCOLHA A BIKE CERTA

Depois de decidir para que você quer usar sua bicicleta, é hora de escolher aquela que vai te servir melhor. Em primeiro lugar, é preciso encontrar uma bicicleta que seja adequada ao seu tamanho (sim, bicicleta tem tamanho!).

As principais marcas têm quadros de tamanhos variados. O tamanho das partes do quadro, em relação ao tamanho do ciclista e de suas pernas, define o tamanho correto para cada pessoa (há medidas específicas para cada modelo de bike). 

Muitos componentes da bike também têm tamanhos diversos, que podem fazer diferença no conforto e na eficiência do pedal. Marcas mais populares têm numerações mais simples, e você pode encontrar bicicletas marcadas apenas como P, M ou G.

Se possível, faça um bike fit (teste de tamanho e postura na bicicleta) para descobrir o que cai melhor para você. Também é vantajoso fazer um teste na bicicleta antes de comprá-la, para ver se se adequa e gosta do modelo. 

ORÇAMENTO

Loja de bicicletas
A escolha de uma bicicleta deve levar em consideração o tamanho do ciclista e as características do pedal


Com bicicletas, o céu é o limite. Você vai encontrar desde modelos simples e em conta até bikes incríveis por preços um pouco mais salgados. É claro que é preciso escolher uma bicicleta que caiba no seu bolso, mas desconfie de modelos muito baratos. Mesmo que o seu pedal não seja muito extensivo, o barato pode sair caro – o uso frequente desgasta os componentes, que terão que ser trocados rapidamente, adicionando ao custo inicial (além de poderem apresentar perigo). 

ATÉ ONDE VOCÊ VAI?

Pedalar gasta cerca de 500 calorias por hora, ou seja, é uma atividade aeróbica exigente. É bom estar com o condicionamento físico em dia para encarar um pedal mais longo sem sofrer. Se você está começando agora, experimente distâncias pequenas, de 5 ou 10 km, e vá aumentando aos poucos. 

Para pedalar mais longe de casa ou por lugares desconhecidos, é preciso estar preparado para imprevistos. Leve com você água, uma capa de chuva e um kit de remendos ou câmara extra – e saiba trocar um pneu. 

ONDE VOCÊ VAI PEDALAR?

Ciclista pedalando pela cidade
Pedalar pela cidade exige atenção ao trânsito


Existe uma infinidade de lugares por onde pedalar. Uma boa opção para quem está começando são as ciclovias, mais seguras e cômodas para quem ainda não está muito à vontade usando a bicicleta na cidade. Parques municipais também são uma boa opção para quem quer pedalar por lazer e em ambientes controlados.

Quem quer ousar mais pode procurar trilhas de terra para explorar o mountain bike ou pedalar pela estrada em passeios que vão além dos limites urbanos. Mas atenção: dê prioridade a lugares seguros e conhecidos, e, de preferência, vá em dupla ou em grupo.

COM QUEM VOCÊ VAI PEDALAR?

Pedalar em grupo tem vantagens como maior segurança e visibilidade


O ciclismo é um esporte democrático: você pode praticar sozinho, sem depender de ninguém nem precisar esperar por horários combinados; ou em grupo, com o apoio de seus companheiros e o prazer de estar em uma comunidade. 

Ao pedalar sozinho, esteja pronto para lidar com possíveis problemas por conta própria: conheça seu trajeto, preze pela segurança e pela autossuficiência. 

Em grupo, o pedal é mais seguro, a visibilidade é maior e sempre há alguém para te ajudar caso algo aconteça fora do previsto. Procure nas mídias sociais grupos que fazem pedais próximos da sua casa – já existem muitos no Brasil todo! 

ACESSÓRIOS

Acessórios e peças de bicicleta
Acessórios podem deixar o seu pedal mais seguro e confortável

Existe vários acessórios que podem deixar seu pedal mais seguro, eficiente e confortável. Para o ciclista que vai começar a andar de bicicleta, o principal é investir em um bom capacete (que deve ficar justo na cabeça, sem apertar demais nem ficar frouxo). Para quem vai pedalar pela cidade também é interessante ter paralamas e luzes de segurança para aumentar a visibilidade. 

Quem vai se aventurar pelo mundo da bicicleta de estrada vai precisar de sapatilhas que se encaixem nos pedais, e roupas que diminuem o atrito com o ar e ajudem na performance (normalmente bretelle e jersey). 

Os amantes do MTB precisarão de um capacete fechado e luvas, além de roupas apropriadas que protejam o ciclista e permitam o movimento do corpo. 

Em todos os casos, é bom levar consigo o kit remendo ou câmara extra e uma bomba de ar de mão.