A bicicletaria certa para você tem oferta vasta de produtos e profissionais de confiança.

Entrar em uma loja de bikes é querer todos os acessórios, ficar sonhando com a próxima bike que você vai comprar (ou aquela que gostaria de ter!), e observar atento enquanto os mecânicos trabalham – sempre dá pra aprender alguma coisa e ganhar um degrau na escala da autossuficiência mecânica. Mas como escolher uma bicicletaria?

>> Conheça a loja Bikehub!

Muitas vezes, bicicletarias são lugares híbridos: a maioria das lojas oferece venda de bicicletas e peças e serviços mecânicos. Muitas misturam a loja com outras coisas como restaurantes, cafés e bares. 

Para escolher uma boa loja para chamar de sua, o principal quesito é a reputação do lugar. É legal saber quem são os donos da loja, há quanto tempo ela existe e qual sua proposta.

“No caso de compra de bicicletas, também é bom saber se a loja presta com excelência o serviço de bike fit e se ele está ou não incluído no preço da venda. Verifique também se a loja tem uma oficina consagrada para dar o pós venda e um bom atendimento”, diz Cleber Anderson, proprietário da Anderson Cycle Roots, em São Paulo.

Investigue qual a tradição do estabelecimento, e prefira lojas conhecidas e confiáveis, com boas resenhas na internet. Veja se nas resenhas os clientes receberam o que pediram, no tamanho certo e dentro do tempo prometido. Cuidado com fornecedores desconhecidos ou que tenham muitas reclamações online. Que tipos de bike e que marcas são vendidas na loja? Essas marcas têm boa reputação? “No site já dá para ver se a loja tem os produtos que você procura, e testar a velocidade de resposta a uma solicitação sua”, sugere Cleber.

Como escolher uma bicicletaria
Escolher uma loja com mecânica eficiente é meio caminho andado para uma boa experiência

MAS COMO SABER A QUE LOJA IR?

Algumas lojas são especializadas em speed, outras em MTB, e algumas em mobilidade urbana. Há também lojas que oferecem um mix, com bicicletas e acessórios de todas as modalidades. É sempre interessante escolher lojas que são administradas por ciclistas, pois eles poderão te ajudar melhor a levar o produto que é ideal para você – na maioria das vezes elas são. 

“Para escolher uma bicicletaria, é importante procurar um lugar de confiança, tanto para comprar bicicletas e componentes quanto para, principalmente, mexerem na sua bicicleta”, diz Talita Noguchi, proprietária do Bar e Bicicletaria Las Magrelas, em São Paulo.

Como escolher uma bicicletaria

Reunimos algumas ideias que podem te ajudar a encontrar a loja (ou lojas!) de que você mais gosta – e onde a sua bicicleta vai ser mais bem tratada. 

COMO ESCOLHER UMA BICICLETARIA

Fique atento a alguns pontos:

  1. Os funcionários devem primeiro tentar resolver o problema, para só depois sugerir a venda de uma peça substituta.
  2. Procure recomendações com amigos ciclistas, blogs e comunidades na sua cidade.
  3. A loja deve ter uma boa gama de produtos e acessórios para bike em oferta. Lojas com uma seleção muito pequena acabaram de abrir ou vão fechar em breve. É bom ter opções.
  4. É melhor que haja mais de um mecânico trabalhando, para que os serviços sejam feitos com mais rapidez e eles possam trocar opiniões entre eles ao encontrarem dificuldades em um procedimento.
  5. Os funcionários devem ser simpáticos e bem dispostos – você não quer sua bike nas mãos de alguém que não queria nem estar lá.
  6. Os mecânicos devem explicar as coisas de um jeito que você entenda para que você possa tomar uma decisão.
  7. Os consertos devem ser feitos em um período de tempo razoável e que atenda suas necessidades.
  8. A loja deve ter horários de funcionamento que façam sentido para você – se não for possível passar lá antes ou depois do seu horário de trabalho, melhor procurar outro estabelecimento.
  9. Na hora de devolver a bicicleta, o próprio funcionário sugere que você dê uma volta com ela no quarteirão para ver se ficou tudo OK ou ainda tem algo te incomodando.

O QUE É MELHOR EVITAR

“É melhor desconfiar de lojas que tenham apenas e-commerce, sem estrutura de pós-venda e sem uma loja física consistente”, diz Cleber. “E se você é leigo no assunto, não compre de jeito nenhum uma bicicleta pela internet, por mais atrativo que seja o negócio”.
Fuja de:

  • 1. Mecânicos impacientes e que não estão dispostos a tirar suas dúvidas.
  • 2. Lojas que têm apenas produtos muito caros à venda – se você não pode comprá-los, eles nunca vão servir para você.
  • 3. Lojas que não te pedem um telefone de contato – eles precisam conseguir te encontrar caso surja algum imprevisto.