A escolha das roupas adequadas influencia performance e conforto em qualquer estilo de pedal.

Como em qualquer esporte, a roupa que você escolhe para pedalar vai influenciar a eficiência do seu movimento, sua velocidade e conforto.

Roupa para ciclismo
A roupa influencia na performance, conforto e até velocidade do ciclista. (Foto: Santini)

Cada aspecto da vestimenta cumpre um papel na hora de pedalar, e escolher o traje certo pode ajudar a garantir um pedal suave – ou criar um incômodo difícil de superar. Veja quais são as roupas de ciclismo mais adequadas para cada modalidade.

>> Conheça a loja Bikehub!

Roupas de ciclismo

“É importante levar em consideração a qualidade do tecido, o corte e a modelagem das peças”, diz Hudson Neris, representante de marketing da ERT Cycle Sport, tradicional empresa de uniformes responsável também pela fabricação da linha Bikehub de vestuário.

Além disso, o tecido das roupas pode receber diferentes tratamentos, que acrescentam qualidade e durabilidade ao produto. “Prefira tecidos que oferecem proteção UV contra os raios solares e tenham uma camada bactericida, que ajuda a combater odor e manchas no tecido”, explica.

Separamos algumas dicas para você saber que roupa escolher na hora de pedalar. Confira!

Speed/estrada

Roupas para ciclismo

Quem pedala na estrada tem a velocidade e a cadência como objetivos. Por isso, é importante usar roupas que diminuam o atrito com o ar e deixem o conjunto ciclista + bicicleta o mais compacto possível.

O “uniforme” do ciclista de estrada é feito de lycra e colado à pele. A primeira peça é o bretelle, uma espécie de shorts acolchoado com suspensório, usado sem roupa íntima.

Por cima dele o ciclista veste a jersey, a camisa de ciclismo que conta com zíper na frente e bolsos atrás (onde você pode levar uma barrinha, gel ou ferramentas, por exemplo).

Jersey da italiana Santini, disponível na loja Bikehub

Você também pode optar por uma combinação mais simples de jersey e shorts – também com forro almofadado.

Como a roupa do ciclismo de estrada é colada ao corpo, é importante tirá-la o quanto antes quando o pedal acabar, para não prolongar o contato com bactérias nem suor.

Escolhendo uma jersey

Ao escolher uma jersey, preste atenção a alguns detalhes que podem ser interessantes. Uma gola levemente alta protege a nuca da exposição ao sol. A parte traseira levemente mais longa oferece mais cobertura das costas.

Jersey Bikehub
Jersey Bikehub, fabricada pela ERT.

Um bom corte nas mangas permite o movimento amplo dos braços (para segurar no selim sem que a manga “puxe”). Detalhes refletivos aumentam a visibilidade do ciclista e a segurança do pedal.

Atenção aos pés

As sapatilhas com sistema de encaixe nos pedais também são um item fundamental. Além disso, também é comum usar luvas para proteger as mãos. Manguitos e pernitos, extensões removíveis para braços e pernas, são ideais para o começo do treino, quando o corpo ainda está frio, e dão aquele up na temperatura sem a necessidade de levar um casaco.

Febre no mundo do ciclismo de estrada, as meias próprias para ciclismo têm tecido respirável e comprimento que chega no meio da canela.

Dias de chuva ou frio

Para pedalar na chuva ou em dias de frio, um corta-vento ou capa de chuva específicos para ciclismo fazem toda a diferença. Para escolher um modelo, pense no estilo do seu pedal – você vai passar por lugares muito frios? Há previsão de chuva? Escolha sua proteção de acordo com a situação, para conseguir ajustar melhor a temperatura do corpo.

Lembre-se de que seu corpo vai aquecer assim que você começar a pedalar – é melhor sair de casa com um casaco leve e passar um pouco de frio no começo do percurso do que ter que carregar um casaco pesado para não passar calor.

Mountain Bike

Roupas para ciclismo
Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB Cross Country 2019, na Itália

Quem pedala em meio à natureza precisa estar bem protegido. Geralmente, os trajes feitos para o mountain bike são feitos de tecidos mais resistentes e muitas vezes têm mangas longas, para proteger o ciclista da abrasão de galhos e outros elementos.

As bermudas têm cortes que permitem movimentos amplos, muitas vezes também coladas ao corpo, para evitar assaduras. O capacete é fechado ou “full-face”, também para evitar que o rosto entre em contato com galhos ou plantas no meio do caminho.

Nos pés, se você não vai usar sapatilhas, deve escolher um tênis resistente e com solado aderente, com tração suficiente para andar na trilha se for preciso.

Em trilhas muito fechadas, também é recomendado usar óculos protetores.

No pedal urbano

Roupas para ciclismo

Para pedalar na cidade, o ideal é investir em roupas confortáveis e versáteis, de cores claras ou chamativas, que sejam respiráveis e não guardem tanto cheiro se tiverem que ficar guardadas em um armário ou na sua mochila o dia todo.

Se você usa a bicicleta para ir para o trabalho, experimente fazer um mix entre roupas sociais e roupas “de pedal”. Uma boa estratégia é usar a parte de baixo com a qual você vai passar o dia, e trocar a parte de cima chegando no escritório. Existem marcas que fazem roupas “sociais” para pedalar, ou seja, roupas que você usa no escritório sem necessariamente parecer um ciclista.

A vertente “cycle chic” aposta em um visual mais arrumado, em que peças sociais são amplamente usadas para pedalar. Neste caso, o mais indicado é escolher uma rota sem muitas subidas e manter uma velocidade um pouco mais baixa, para não desmontar o look com muito suor.

Em cicloviagens

Roupas para ciclismo

Para pegar estrada de bike, é bom escolher roupas de cores claras e chamativas, que aumentam a visibilidade e a segurança. O ideal é optar por tecidos sintéticos, que aguentem vários dias de suor seguidos sem reter muito cheiro ou umidade – assim você viaja levando menos peças e menos peso.

Se conseguir, leve apenas uma muda de roupa para pedalar e uma muda de roupa casual, que pode ser também a que você vai usar para dormir.  

Apesar de tentadoras no calor, regatas podem não ser a melhor opção por deixar o corpo muito exposto ao sol, o que pode custar caro quando passamos horas a fio pedalando.

No triathlon

Para participar de um triathlon, é necessário escolher a roupa com precisão. Ela precisa ser versátil e flexível, capaz de performar bem em ambientes diferentes.

Uma das opções é um macaquinho que pode ser vestido tanto na natação quanto no pedal e na corrida. Se o atleta escolher vestir o mesmo traje durante as três provas, deve optar por um modelo que seja altamente respirável, para eliminar a água rapidamente, e sem bolsos, para não causar tração durante a natação.

Outra opção é usar a combinação top + bermuda, que possibilita o uso de um traje mais apropriado para o ciclismo na hora de pedalar. De qualquer forma, é importante estar atento ao tecido, que não pode reter água nem causar assaduras. Experimente diferentes opções e veja o que funciona melhor para você.