Bike de MTB aro 29 se tornou a preferida para muitos tipos de terreno.

Quem está acostumado aos terrenos irregulares, subidas e descidas do mountain bike sabe que nem todas as bicicletas têm os mesmos “poderes” na hora de encarar a trilha.

>> Conheça a loja Bikehub!

De acordo com as exigências do terreno, é preciso encontrar a bike certa para facilitar o pedal. As bicicletas de mtb aro 29 costumam ser boa opção para o pedal em trilhas, pois sua geometria proporciona bom ângulo para atacar as trilhas e mais suavidade ao passar por desníveis.

Nas competições de mountain bike, a situação é a mesma: cada modalidade exige uma bicicleta com características específicas. Para cada tipo de prova, há um tipo de bicicleta adequado.

E apesar de as bicicletas de MTB aro 29 serem uma grande unanimidade, há características específicas que vão além do tamanho do aro e dão vantagens a cada tipo de bike. É importante ter atenção também às peças e componentes e à escolha dos acessórios adequados.

PROVAS DE MTB

As provas de MTB se diferenciam no tempo e na forma com o as competições acontecem. O cross country, por exemplo, é uma prova mais curta e rápida. O atleta deve ter capacidade de explosão e velocidade para andar rápido pelas trilhas. Também é fundamental ter boa noção de como distribuir o esforço de alta intensidade por cerca de uma hora e meia.

Em maratonas, por outro lado, as provas são mais intensas, mas os picos de energia são alternados com momentos mais tranquilos.

TIPOS DE BIKE DE MTB

Atualmente as mountain bikes estão divididas em quatro tipos principais: Cross Country (XC), Trail, All Mountain (Enduro) e Downhill (DH). Confira abaixo as características das bikes para cada modalidade:

CROSS COUNTRY – XC

Modelo Rockhopper Expert 2X da Specialized

As bicicletas de cross country são construídas para os ciclistas que têm o desempenho como prioridade.  A geometria das bikes de cross country tem foco na eficiência da pedalada, e seu peso faz a diferença. Para subir, quanto mais leve, melhor. As bicicletas de cross country são ótimas para os ciclistas que pedalam muito e para aqueles que priorizam a escalada ao invés das descidas.

As Hardtails (com suspensão somente dianteira) podem ser preferenciais nessa categoria em alguns casos. Já as Full Suspension (com suspensão na frente e atrás) funcionam bem qualquer terreno.

TRAIL BIKES

Modelo Cross Trail Sport, da Specialized

É nas bikes desta categoria que a maioria das pessoas pensa quando ouve falar em “mountain bikes”. As MTB trail são os “canivetes suíços” do mountain bike e são ótimas escaladoras, além de serem boas nas descidas também.

As bikes de trail têm mais suspensão, mais componentes orientados à descidas e geometria mais relaxada do que as de XC, para torná-las mais capazes em todos os tipos de terreno. Se você pratica mountain bike em subidas e descidas e procura saltos e drops, uma MTB trail provavelmente é o que você está procurando.

ALL MOUNTAIN OU ENDURO

Modelo Enduro Comp da Specialized

No MTB Enduro, a escalada é necessária, mas apenas as seções de descida são cronometradas e pontuadas. Uma bicicleta All Mountain ou enduro é o equipamento perfeito se você estiver disposto a pedalar, mas ela é feita para descidas em  terreno técnico e com o  cronômetro em mente. Essas bikes têm mais curso de suspensão e pneus mais largos do que as bikes de trail.

DOWNHILL E FREERIDE

As bicicletas de downhill são projetadas para terrenos íngremes e sinuosos, velocidades grandes,  drops e saltos. Só descidas. Com essas bicicletas, você geralmente procura outro caminho até o topo da trilha, seja caminhada, carro, caminhão ou teleférico. Elas simplesmente não foram feitas para seguir nenhuma direção a não ser para baixo.

Se você não está nem remotamente interessado em pedalar ladeira acima e possui trilhas e terrenos para suportar altas velocidades, técnica e o nível de habilidade para se controlar nessas situações, uma bicicleta de downhill é o que você está procurando. Geometria relaxada e centro de gravidade baixo dão confiança e estabilidade em terrenos íngremes e agressivos.

FONTES: Helio Souza, treinador da HE Treinamento, e Fernando Riego, bikefitter.