Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas
Anuncie / Cadastre-se
Blog
Você sabia que temos um Marketplace também?
Compre Agora
ESTRADA/TRIATHLON Preparação para provas com Nadine Gill e Jean Coloca
Bikehub

atendimento@bikehub.com.br

A preparação para provas é crucial, mas cada atleta tem uma rotina diferente.

Véspera de prova é sempre um momento inquieto: ansiedade, empolgação e nervosismo dominam as emoções. Conversamos com dois ciclistas cheios de experiência para saber as dicas de ouro deles para se preparar para a prova e se dar bem na hora da largada.

Mais do que buscar informações sobre o que fazer antes da prova, é importante encontrar e testar hábitos que funcionem bem para você, definindo alimentação, vestuário e equipamentos antes do dia da competição.

Treino de ciclismo na estrada

ALGUMAS DICAS DE OURO:

  • > Não deixe sua inscrição para a última hora. Inscreva-se com semanas (ou até meses!) de antecedência. Isso possibilita um treino consistente com objetivo claro, além de tempo de sobra para estudar o percurso, reduzir a chance de erros e convencer os amigos a participarem da mesma prova.
  • > Antes da prova, não mude sua alimentação nem coma nada estranho à sua dieta, para não haver imprevistos estomacais.
  • > Não faça nenhuma modificação drástica na bike antes da prova, mas aperte tudo para certificar-se de que nada está frouxo e pode causar problemas durante o percurso.
  • > Arrume tudo o que vai precisar na véspera. Alguns itens superficiais também podem trazer conforto extra, como um cooler com cervejas e sanduíches para o pós-prova, uma cadeira dobrável, uma caixa de ferramentas completa e um kit de primeiros socorros.

Abaixo, Nadine Gill e Jean Coloca falam sobre suas rotinas pré-prova:

COMO VOCÊ SE PREPARA NA VÉSPERA DE UMA PROVA?

A ciclista Nadine Gill.
A ciclista Nadine Gill.

NADINE: Eu penso em meus objetivos para a prova, sobre meu treino dos últimos meses e que a prova é só uma corrida da bike, em que tudo mundo está participando porque quer andar de bike. Esse pensamento ajuda para aliviar o stress pre-prova.

JEAN: Na verdade em véspera de prova não fazemos nenhuma preparação (com treinos fortes específicos). No início do ano ou começo de temporada precisamos escolher as provas chaves das quais participaremos, e na véspera (ou semana antecedente) só fazemos o que chamamos de polimento.

O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER DE LEVAR? VOCÊ USA ALGUM CHECKLIST? 

NADINE: Eu não uso checklists, mas penso passo a passo no que eu vou precisar. Aconteceu que na minha última prova eu levei duas luvas de mesmo lado! Então esse vai ser uma coisa que eu vou lembrar para a próxima corrida.

JEAN: Como já estou acostumado a preparar tudo o que preciso para a prova não uso checklist. Já me aconteceu de esquecer sapatilha ou capacete, mas não é comum. O que é importante é manter o que está acostumado a levar, fazer, comer, etc. Manter a rotina habitual.

COMO VOCÊ SE CONCENTRA? TEM ALGUM TRUQUE PARA DIMINUIR A ANSIEDADE?

NADINE: A melhor coisa pra mim é pensar que se eu vou dar tudo de mim, nada vai ser errado. Eu posso viver com um resultado “ruim” se eu pedalei “com tudo”.

JEAN: Quando somos cobrados é inevitável a ansiedade, ela sempre vem de alguma forma, seja para os profissionais ou para os amadores. A dica é procurar não ficar lembrando. Deixe pra montar sua estratégia de prova na hora, pois não sabemos como vamos acordar, como vai estar o tempo, são muitos fatores que não podemos controlar.

VOCÊ FAZ ALGUMA PREPARAÇÃO NA MANHÃ DA PROVA?

O ciclista Jean Coloca.
O ciclista Jean Coloca.

NADINE: Tenho algumas técnicas estranhas de alongamento nas quais eu sou um pouco viciada (risos). E também não gosto conversar muito antes da prova.

JEAN: Isso é muito particular, tem atleta que está acostumado alongar antes, outros não. Eu, por exemplo, não alongo, mas faço um aquecimento pelo menos 15 a 20 minutos antes da prova, acho muito importante.

O QUE COME NA VÉSPERA? E NA MANHÃ DA PROVA?

NADINE: Na véspera, massa ou pão. Para café da manhã sempre aveia e banana.

JEAN: É importante não mexer na alimentação porque se estamos acostumados com “X” coisas, se mudar pra “Y” com certeza nosso organismo vai reagir. Se tem algo para mudar, é melhor mudar no período de treinos.

TEM ALGUM HÁBITO ESPECIAL NO PÓS-PROVA?

NADINE:  Comer! E pedalar um pouco depois se dar tempo.

JEAN: Quando se participa de provas por etapa, todos os dias é importante se hidratar e se alimentar logo que termina a prova. O segredo para maior recuperação é o descanso: dormir o máximo que puder. E, claro, suplementar a alimentação conforme a necessidade de cada um – aí cabe ao atleta ter um acompanhamento com um profissional da área.

Para Bikers como você
Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas