Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas
Anuncie / Cadastre-se
Blog
Você sabia que temos um Marketplace também?
Compre Agora
CICLOTURISMO Como levar sua bike no avião
Bikehub

atendimento@bikehub.com.br

Saiba como levar a bike no avião até seu destino favorito, sem histórias tristes.

Conhecer uma cidade nova de bicicleta ou explorar percursos famosos de bike é sempre uma ótima opção de turismo. Porém nem sempre é tão fácil levar sua bicicleta para viajar com você.

>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB 22, SOBRE EXPERIÊNCIAS CICLÍSTICAS NO RIO DE JANEIRO, com Daniel Kullock, da Rio Cycling.

Na hora de decidir se você vai alugar uma bicicleta no seu destino ou se vai levar a sua própria, é importante lembrar do custo e dos riscos de viajar com uma bike. A maioria das companhias aéreas cobra taxas para transportar bicicletas, e não faltam histórias tristes de bikes danificadas após um vôo.

Abaixo, reunimos algumas dicas para facilitar a viagem com a sua bike. Lembre-se sempre de checar o site da sua companhia aérea antes de viajar para se informar melhor sobre as políticas adotadas.

COMO LEVAR A BICICLETA NO AVIÃO

Viajar com a bicicleta no avião

PREPARANDO A BICICLETA PARA A VIAGEM

Existem malas especiais para bicicletas, comumente chamadas de mala-bike. Mas em algumas companhias aéreas é possível entregar a bicicleta para o check-in sem que ela esteja dentro de uma mala específica.

Uma opção é transportar a bike em uma caixa de papelão, que você pode pedir para um mecânico ou em uma loja especializada. Se esta for a sua escolha, tire os pedais e vire o guidão para acomodar a bike na caixa. Nos dois casos, procure preencher os espaços vazios da embalagem com espuma, papel bolha ou jornal, para evitar choque entre as peças e protegê-las melhor.

Alguns lugares também permitem que a bike embarque apenas embrulhada em papel bolha ou filme plástico, sem os pedais e com o guidão virado e preso ao quadro.

➡️ Não use a mala-bike como bagagem. Algumas companhias aéreas podem cobrar extra tanto pelo tamanho quanto pelo peso excessivo.

➡️ Como regra, uma mala-bike flexível funciona melhor do que uma rígida. Apesar de oferecerem maior proteção, os modelos rígidos costumam ser pesados e ocuparem mais espaço.

➡️ Cartuchos de CO2 não podem ser levados no avião – nem como bagagem nem como mala de mão. Compre os seus no seu destino, ou opte por uma bomba de ar de mão.

COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: DICAS PARA DRIBLAR TAXAS ABUSIVAS

Viajar de avião com a bicicleta


➡️ Entre para um programa de milhagem. Muitas vezes, isso dá direito a um limite maior de peso e tamanho na bagagem despachada.

➡️ Alguns aeroportos menores cobram taxas mais baratas para lidar com bagagens fora do padrão. Confira se este é o caso em algum aeroporto próximo ao seu destino final – a diferença de preço nas taxas pode compensar a diferença de preço na passagem.

➡️ Verifique as condições específicas oferecidas por sua companhia aérea e até em que avião você vai viajar. Modelos menores podem não acomodar bicicletas ou mala-bikes.

➡️ Se possível, imprima ou tire um print da tela do site da companhia aérea com as instruções para transporte de bicicletas. Podem ser úteis na hora de falar com o agente de check-in.

➡️ Algumas companhias aéreas cobram menos para levar uma bagagem de tamanho excessivo do que uma bicicleta. Nesses casos, compensa desmontar a bicicleta e embalá-la em um formato mais padrão.

➡️ Veja o custo de enviar a bicicleta separadamente para o seu destino. Pode ser mais barato do que transportá-la como bagagem.

➡️ Pesquise as taxas cobradas por cada companhia aérea antes de comprar a passagem, já que podem variar (e muito).

➡️ Seja gentil com o agente do check-in. Muitas vezes é a boa vontade dele que vai fazer a diferença entre embarcar a bike sem problemas e ter muita dor de cabeça.

COMO LEVAR A BIKE NO AVIÃO: OUTROS CUIDADOS

Algumas bicicletas cabem em malas padrão quando desmontadas.


➡️ Antes de viajar, verifique as condições de seguro da bike oferecidas pela companhia aérea.

➡️ Na chegada, desembrulhe a bike e verifique que tudo OK antes de passar pela alfândega – depois disso, fica quase impossível responsabilizar a companhia aérea por quaisquer danos causados durante o transporte.

➡️ Não esqueça de levar as ferramentas de que vai precisar para fazer os ajustes necessários na bike quando chegar ao seu destino.

E SE EU FOR DE ÔNIBUS?

Viajar de ônibus é uma alternativa a levar a bike no avião
Levar a bicicleta no ônibus pode ser bem fácil – ou não.

Levar a bicicleta em viagens de ônibus pelo Brasil é praticamente uma loteria. De acordo com a lei, as empresas são obrigadas a transportar volumes de até 30 kg e que não ultrapassem um metro de tamanho em qualquer direção.

Por essa regra, seria facilmente possível transportar bikes desmontadas e devidamente embaladas. Mas na prática, é o motorista quem vai determinar o embarque da sua bicicleta. Seja gentil, arme-se de paciência e boa sorte.

Para Bikers como você
Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas