Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas
Anuncie / Cadastre-se
Blog
Você sabia que temos um Marketplace também?
Compre Agora
ESTRADA/TRIATHLON Provas do Grand Tour: conheça melhor o Tour de France, Giro d’Itala e La Vuelta a España
Bikehub

atendimento@bikehub.com.br

As três provas são as maiores competições ciclísticas da Europa.

É sempre divertido e emocionante acompanhar as disputas entre os melhores ciclistas do mundo, mas você sabe mesmo o que está acontecendo em cada prova?

Fizemos um pequeno guia para te ajudar a entender melhor os aspectos básicos das provas do Grand Tour europeu, composto por Tour de France, Giro d’Italia e La Vuelta a España.

Conheça as principais provas de ciclismo de estrada do calendário mundial e torça com informação!

GRAND TOUR

Itália, França e Espanha: países com forte tradição ciclística e sedes das maiores provas do esporte.

O chamado Grand Tour engloba as três maiores provas ciclísticas da Europa: o Tour de France, o Giro d’Italia e La Vuelta a España.

As três provas acontecem anualmente e têm o mesmo formato: competições de três semanas, com etapas diárias divididas entre etapas planas, etapas de montanha e contrarrelógios. São as únicas provas autorizadas pela UCI a durar mais de 14 dias, com dois ou três dias de folga durante cada evento.

> Saiba o que significam as jerseys coloridas em cada prova do Grand Tour. (abre numa nova aba)”>>> Saiba o que significam as jerseys coloridas em cada prova do Grand Tour.

O Giro costuma acontecer em maio, o Tour em julho e La Vuelta em setembro ou outubro (nos últimos tempos isso tem mudado devido à pandemia de Covid 19).

Das três, apenas o Giro d’Italia tem uma versão feminina de respeito, o chamado Giro Rosa. A prova tem 10 dias de duração e este ano acontece de 2 de julho a 11 de julho.

O Tour de France já teve uma versão feminina, que não existe mais. Hoje só acontece a chamada La Course, uma prova feminina de um dia.

COMO FUNCIONAM AS PROVAS

As etapas das provas do Grand Tour costumam ter menos de 200 km. Geralmente acontecem dois dias de descanso, no começo da segunda e no começo da terceira semanas.

Quando a prova começa em um país que não faz fronteira direta com o país anfitrião costuma haver um terceiro dia de descanso, pensado para a viagem da equipe entre um país e outro.

A principal competição nas provas do Tour é a competição geral por tempo, vencida pela equipe com o menor tempo total. Mas outras competições também acontecem simultaneamente, dependendo da prova. Competições menores acontecem por equipes, de escalada, de sprints e para os ciclistas mais jovens.

As competições de escalada e sprint são avaliadas em trechos específicos das etapas.

TOUR DE FRANCE

Tour de France 2020 em frente ao Arco do Triunfo, em Paris (Foto: Divulgação Tour de France)

QUANDO ACONTECE EM 2021:

26 de junho – 28 de julho.

HISTÓRIA

A “prova de todas as provas”, o Tour de France é sem dúvida a maior prova ciclística do mundo. Além disso, é também o maior evento esportivo anual do mundo. Sua audiência é de 3.5 bilhões de pessoas assistindo em 188 países. Entre 20 e 22 equipes disputam a prova a cada ano, com oito ciclistas em cada.

O Tour tem tradição desde 1903, quando teve apenas seis etapas. A cor amarela do emblemático Maillot Jaune, a jersey amarela do líder, era uma homenagem ao jornal que patrocinava a corrida, o L’Auto Vélo – impresso em páginas amarelas.

Com muitos trechos clássicos (como as montanhas do Alpe d’Huez, Mont Ventoux e Col du Tourmalet) o Tour dura cerca de três semanas e passeia pela França em um percurso que muda a cada ano.

Ocasionalmente as largadas também acontecem em outros países, entrando na França em seguida.

GIRO D’ITALIA

Etapa 18 do Giro d’Italia 2020 (Foto: Giro d’Italia)

QUANDO ACONTECE EM 2021:

8 a 30 de maio.

HISTÓRIA:

O primeiro Giro foi disputado em 1909. Similarmente ao Tour de France, o Giro também foi criado por um jornal, o La Gazzetta dello Sport, que o patrocina até hoje. Na época, o jornal já participara da organização do Giro di Lombardia e da Milan – San Remo. 

Seu líder veste a famosa Maglia Rosa – a jersey cor de rosa que indica o atual líder da competição geral. São cerca de 20 equipes concorrendo a cada ano, com oito ciclistas cada. O percurso do Giro muda a cada edição. Desde 1988 acontece também a versão feminina da prova, o Giro Rosa.

Uma das características mais peculiares do Giro é que ele traz várias competições menores ao longo do tempo. Algumas delas são a competição de combatividade, a de metas volantes, a de fugas, a de fair play e até mesmo a briga pelo último lugar geral.

LA VUELTA A ESPAÑA

Etapa 14 da La Vuelta em 2020 (Foto: La Vuelta a España)

QUANDO ACONTECE EM 2021:

14 de agosto – 5 de setembro.

HISTÓRIA:

Disputada pela primeira vez em 1935, é portanto a mais jovem das provas do Grand Tour. Inicialmente, sofreu muitas críticas pelas distâncias imensas cobertas em cada etapa. A primeira edição da Volta teve 14 etapas e 3.431 km.

Sua história também tem origem vinculada a um jornal, o Informaciones, que passou a organizar a corrida em 1935. Nos primeiros anos de Volta houve interrupções em sua realização e pouca participação estrangeira. A partir de 1955 a Volta tomou força e ganhou fama internacional. O espanhol Roberto Heras é o maior vencedor da prova até o momento, tendo vencido em 2000, 2002, 2003 e 2004.

A partir de 2010 a Volta se modernizou, incluindo muitas chegadas em montanhas, uma de suas principais características atuais. Os percursos espanhóis costumam sofrer críticas por serem bastante parecidos a cada etapa, o que não propicia grandes mudanças ao longo do tempo.

Em 2021, serão 23 equipes participantes. A cor da camisa de líder da Volta variou muito ao longo dos anos, mudando de acordo com as cores de seus diferentes patrocinadores.

***

https://www.youtube.com/watch?v=51bnz7LGqCM&t=223s

Para Bikers como você
Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas