Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas
Anuncie / Cadastre-se
Blog
Você sabia que temos um Marketplace também?
Compre Agora
MOUNTAIN BIKE Tipos de sapatilha de ciclismo – saiba escolher a sua
Bikehub

atendimento@bikehub.com.br

Pode ter certeza: depois de começar a pedalar de sapatilha, você não vai mais querer pedalar sem.

A sapatilha certa pode te ajudar a conquistar um pedal mais eficiente e confortável.

É claro que dá para pedalar com qualquer sapato, mas se você usa a bike com regularidade, provavelmente pode se beneficiar de escolher calçados específicos para isso. Sapatilhas de ciclismo são a melhor pedida para um pedal eficiente e confortável.

Comparadas às solas de tênis casuais, sapatilhas de ciclismo têm solas muito mais rígidas, para aumentar a eficiência da transferência de energia do seu corpo para o pedal.

Seu sistema de encaixe nos pedais, os chamados “taquinhos”, otimizam a pedalada, pois ganha-se o movimento inteiro da pedalada e não só o momento de empurrar o pedal para baixo. Além do quê, também servem para posicionar os pés corretamente nos pedais visando melhorar o aproveitamento do movimento.

O tipo de pedal que você faz é o maior determinante na hora de escolher a sapatilha mais apropriada para você. Sua sapatilha deve estar de acordo com o pedal de estrada, mountain bike ou urbano.

A maioria das sapatilhas de ciclismo são compatíveis com os pedais de 2 ou 3 encaixes. Na hora de comprar, fique atento para escolher sapatilhas compatíveis com o modelo de pedal que você usa.

Os tipos de fecho, que podem ser por cadarço, velcro ou BOA (um sistema especial de trava), também influenciam a performance da sapatilha.

TIPOS DE SAPATILHA DE CICLISMO

SAPATILHAS DE CICLISMO DE ESTRADA

Sapatilha de ciclismo da Specialized
Modelo Torch 1.o, sapatilha de estrada da Specialized.

Quem busca eficiência máxima no pedal de estrada vai fazer questão de pedalar de sapatilha.

Sapatilhas de estradas geralmente são construídas de materiais bem leves, têm solado liso e taquinhos (a parte que encaixa no pedal) “para fora”da sola. Os taquinhos são feitos de plástico, fibra de carbono ou nylon. Sua sola é extremamente rígida, para melhorar a transmissão de potência na pedalada – são os melhores para quem busca alta performance.

Sapatilhas de estrada não são feitas para caminhar, por terem solas lisas, diminutas e sem tração, nada flexíveis e com taquinhos que “saem” da sola, deixando andar uma tarefa desconfortável e barulhenta (observe um ciclista de estrada caminhando de sapatilha e entenda).

SAPATILHAS DE MTB

Modelo Recon 2.0, sapatilha de estrada da Specialized.

As sapatilhas para a prática de MTB costumam ter solados amplos e com bastante aderência. São mais flexíveis que as sapatilhas de estrada, e seu solado tem ranhuras.

Existem dois tipos: as que têm taquinhos incrustrados na sola, e as que não têm taquinhos, contando apenas com a aderência da borracha para dar segurança ao pedal.

Sapatilhas de MTB com taquinhos usam sistemas de 2 encaixes, que pode ser da Shimano (SPD), Crankbrothers ou Time. Diferentemente das sapatilhas de estrada, os taquinhos , feitos de aço, são incrustradas na sola, deixando andar uma tarefa mais fácil, o que é especialmente útil em trilhas tortuosas que pedem que o ciclista desmonte da bicicleta com frequência.

São ideais para cross country, longas distâncias ou pedais não técnicos, mas alguns ciclistas de estrada preferem sapatilhas de MTB devido ao maior conforto e facilidade para caminhar.

Modelos mais avançados têm o cano alto, para proteger os tornozelos.

COMPATIBILIDADE DE PEDAIS

Taco Shimano
Modelo de taquinho Shimano com 3 furos para encaixe no pedal.

Sapatilhas de estrada vêm com taquinhos que podem ter 2 ou 3 encaixes, de acordo com o modelo e o fabricante (comumente Shimano, Time, Look e Crankbrothers). O modelo com 3 encaixes oferece maior estabilidade e transferência de energia bem distribuída.

CONSIDERE

Se você busca performance, sapatilhas feitas de fibra de carbono são ótima opção, pois aumentam a rigidez e diminuem o peso, mas também são mais caras.

Se você desmonta várias vezes durante o pedal, como ao pedalar pela cidade ou no cicloturismo, considere uma sapatilha de MTB ou um tênis de ciclismo. Estes modelos vão deixar suas caminhadas mais agradáveis.

TÊNIS DE CICLISMO

2FO Flat 2.0, modelo de tênis de ciclismo da Specialized.

Estes são modelos mais casuais, melhores para quem pedala por lazer ou como meio de locomoção. São parecidos com tênis comuns, mas costumam ter solas mais rígidas e, às vezes, também têm taquinhos.

Como nos modelos de MTB, tênis de ciclismo têm os taquinhos incrustrados na sola, para que caminhar não seja um problema.

QUE NÚMERO DE SAPATILHA DE CICLISMO COMPRAR?

Escolha modelos que te sirvam direito e sejam confortáveis desde o começo. Como são feitos de materiais rígidos, sapatilhas têm pouca chance de “amolecer” conforme o uso.

O arco do pé deve estar confortável e bem apoiado, e o calcanhar não deve conseguir se mover para cima e para baixo dentro do sapato. Você deve conseguir mexer um pouco os dedos do pé enquanto calçado.

Garanta que sua sapatilha e seu pedal são compatíveis entre si.

COMO CUIDAR DA SUA SAPATILHA DE CICLISMO

Mantenha sua sapatilha limpa usando um pano ou toalha úmidos. Para sujeira muito pesada, use uma escova macia com água morna e um pouquinho de sabão neutro.

Seque as sapatilhas com uma toalha, e tire as palmilhas para secarem separadamente. Um método muito tradicional é encher a sapatilha de jornal e deixar até o dia seguinte.

Troque os taquinhos se ficarem difíceis de tirar do pedal ou se começarem a soltar dos pedais “por conta própria”. Leve sua sapatilha até a loja ou tire uma foto do modelo para garantir que vai comprar peças compatíveis.

Para Bikers como você
Bikehub.com.br | Compre e Venda - Bikes Novas e Usadas