Ter uma bike segurada significa muito mais tranquilidade no pedal.

Quem pedala sabe: imprevistos acontecem. Quedas, acidentes e distrações podem resultar em bicicletas ou componentes quebrados, sem contar aquela dor no bolso para repor o item. Uma maneira fácil de se precaver contra esse tipo de imprevistos é contratar um seguro de bicicleta.

Cada vez mais presente no país, este tipo de seguro te deixa mais tranquilo para pedalar, sabendo que tanto a sua bike quanto o bem-estar de terceiros ao seu redor está garantido caso algo não saia como previsto.

>> Conheça a loja Bikehub!

Conversamos com dois experts no assunto, Rodrigo Fujita, Gerente de Mobilidade da Seguros SURA, e Henrique Sacilotto, fundador da Better Corretora de Seguros, para trazer algumas dicas sobre a contratação de seguro para bikes.

Veja como escolher o seguro que faz mais sentido para você!

COMO ESCOLHER O SEGURO CERTO PARA A SUA BIKE

COMO FUNCIONA O SEGURO DE BICICLETA?

A Seguros SURA oferece cobertura para todos os tipos de bicicletas.

Esse seguro é completo e, além de roubo abrange qualquer acidente de causa externa com o equipamento, seja durante o uso, transporte ou carga de bateria, além de oferecer coberturas e diferenciais como: reposição de um novo equipamento, vários equipamentos em uma única apólice, entre outras.

Além de desenvolver um produto que esteja realmente alinhadas às necessidades de mobilidade das pessoas, a Seguros SURA quer respaldar a pessoa e não só o bem, disseminando o conceito de mobilidade segura no Brasil.

Existem algumas seguradoras que trabalham com seguro de bikes no Brasil. A maioria delas oferece produtos adaptados para bicicletas. Isso significa que pode ser um seguro de veículos adaptado para bicicletas, ou então encaixar a bicicleta em um seguro pensado para maquinário pesado (como tratores e empilhadeiras). Pode haver ainda a opção de contratar o seguro para bicicletas como uma extensão do seguro residencial.

O melhor a fazer é procurar uma seguradora que ofereça um produto especializado, pensado para bicicletas e ciclistas.

SEGURO DE BICICLETA É SÓ PARA BIKES CARAS?

O Seguro Bici SURA cobre bicicletas com preços a partir de R$ 1.000.

Não. Cada seguradora tem suas limitações e apetites de aceitação na hora de segurar uma bicicleta, mas na maioria dos casos são oferecidos produtos para bicicletas que custam a partir de mil reais e em alguns casos podem ultrapassar os 100 mil reais.

QUEM DEVE CONTRATAR UM SEGURO DE BICICLETA?

Quem usa a bike para deslocamentos urbanos pode se beneficiar muito de um Seguro Bici SURA.

Todo mundo que pedala e se preocupa não só com a própria bike, mas também com acidentes e com possíveis danos causados a terceiros durante o pedal. A SURA está engajada com o universo de mobilidade e vem desenvolvendo diversas iniciativas em apoio ao número crescente de pessoas que adotam a bicicleta em seu estilo de vida.

A busca por mais qualidade de vida, principalmente nos grandes centros urbanos onde o ritmo é mais acelerado no dia a dia, tem motivado as pessoas a experimentar alternativas mais rápidas e, até mesmo sustentáveis, para a mobilidade. E por isso o número que pessoas que de procura para o Seguro está aumentando.

O QUE O SEGURO DE BIKES COBRE MAS MUITA GENTE NÃO SABE?

acessórios também estão cobertos no seguro de bicicleta da SURA
Acessórios também têm cobertura pelo Seguro Bici SURA.

Muita gente acha que seguro só funciona em caso de roubo ou furto, mas não é verdade. Em seguros para bicicletas, a cobertura contra acidentes cobre muitas situações corriqueiras, como bater com a bicicleta na entrada da garagem na hora do transporte, perder a bicicleta durante o transporte na estrada ou até quedas bobas que causam dano à bicicleta. São coisas que achamos que são raras, mas que acontecem com uma certa frequência. Algumas apólices da SURA incluem até reembolso de despesas com a locomoção do ciclista e da bike em caso de acidente coberto pela apólice.

A cobertura em relação a danos causados a terceiros também costuma surpreender, pois algumas pessoas acham que não é possível causar danos a terceiros com uma bicicleta. Muitas apólices cobrem danos materiais ou corporais causados a terceiros.

Acessórios também estão inclusos em algumas apólices da SURA. Capacete, sapatilha, GPS e outros acessórios podem ser substituídos em caso de perda, dependendo do sinistro e da apólice contratada. Também é possível contratar apólices que cobrem pedais internacionais, muito cobiçados por atletas de ciclismo de estrada e de triathlon.

Somos uma empresa que incentiva a prática do esporte e apoia os hábitos de vida saudáveis como meio de manter a saúde física e mental. É por isso que constantemente criamos iniciativas em prol da mobilidade segura e consciente. Dessa forma incentivando que as pessoas entendam a importância de ter um seguro.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE ESCOLHER UM SEGURO DE BICICLETA?

Na hora de contratar um seguro para a sua bicicleta, analise as condições do seguro e o seu perfil de uso da bicicleta.

Existem muitos tipos de coberturas disponíveis além do básico para a sua bike: de acessórios, de competição, de âmbito territorial (para quem costuma pedalar fora do Brasil), de demais usuários (para quem costuma emprestar a bicicleta para outras pessoas) e até de responsabilidade civil (que cobre danos a terceiros).

Informe-se sobre a especificidade do corretor, e prefira corretores especialistas no assunto, que saberão te informar sobre o que é melhor para você. Pesquise também sobre o background da seguradora, se ela tem um viés voltado a essa área.

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DOS SEGUROS PARA BICICLETA OFERECIDOS PELA SURA?

seguro de bcicleta

A SURA é uma das seguradoras pioneiras em soluções de mobilidade. Em 2019, a companhia lançou o BICI SURA, umas das primeiras soluções do mercado desenhadas para quem gosta de andar de bicicleta como uma alternativa de transporte, atividade física ou lazer.

A SURA oferece coberturas pensadas para os principais riscos em que o ciclista está exposto durante a pedalada, durante o transporte e nos locais de guarda da bicicleta. Pensando não só no bem e sim na pessoa. Fazendo com que elas continuem sua jornada com a liberdade para se movimentar pela cidade com proteção e bem-estar, independente do caminho e do equipamento escolhido.

Um dos grandes diferenciais da companhia é oferecer uma bicicleta nova em caso de perda. A SURA não usa a cláusula da depreciação, que prevê a diminuição do valor de acordo com a passagem do tempo, muito comum em outras apólices. Ou seja, mesmo se sua bicicleta segurada estiver bem usada, a Seguros SURA te dá uma nova em caso de sinistro. O valor também é atualizado com o passar do tempo – a referência é o quanto a sua bike vale hoje, nova.

FONTES:
Rodrigo Fujita, Gerente Comercial
Henrique Sacilotto, CEO da Better Corretora de Seguros

PARCERIA BIKEHUB E SURA

A Seguros SURA é parceira Bikehub. Através desta parceria, Bikehubbers como você podem contratar um seguro de bike em até 10 x sem juros. Interessou? Clique aqui e saiba mais sobre esta oportunidade que o Bikehub e a Sura prepararam para você!

Sobre a Seguros SURA Brasil

A Seguros SURA está presente em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar e competitividade sustentável, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.


A Seguros SURA Brasil atua com foco em seguros para empresas e para pessoas com produtos de Seguro para Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas e Médias Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), Afinidades, Bicicletas, além do Seguro Residencial e seguro de automóvel de alto valor. Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Goiânia, Bauru, Florianópolis, Londrina, Salvador, Piracicaba, São José do Rio Preto e Espírito Santo, que atendem todo o território nacional.


A presença em mais estados cria vínculos e possibilidades o entendimento do mercado e a geração de valor em todo o Brasil. Em 2018, a empresa foi reconhecida em 7º lugar dentre 100 como uma das melhores multinacionais para se trabalhar na América Latina, de acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), além de 1ª companhia do setor de seguros do ranking. Para obter mais informações sobre a Seguros SURA, acesse o site: www.segurossura.com.br.

Instagram: @segurossurabr
Facebook: SegurosSURABrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/seguros-sura/