O percurso, as regras e as substâncias que podem ser consumidas mudaram muito ao longo da história da maior prova ciclística do mundo.

A maior prova ciclística do mundo se aproxima: o Tour de France 2021 acontece de 26 de junho a 18 de julho. O Bikehub vai acompanhar o Tour de perto, com Celso Anderson e convidados de peso comentando os destaques de cada dia ao vivo no Twitch, sempre às 19h.

>> Conheça a loja Bikehub!

Se você perder, pode assistir depois no nosso canal no Youtube, ou até ouvir em formato de podcast.

O Tour de France chega à sua 108ª edição em 2021. O primeiro Tour de France aconteceu em 1903, e muita coisa já mudou desde então. Fizemos uma lista de curiosidades sobre a prova esportiva com mais espectadores no mundo todo. Confira!

CURIOSIDADES SOBRE O TOUR DE FRANCE

Tour de France 2020
O percurso do Tour de France muda a cada ano, com edições que incluem largadas em outros países.

🔶 Principal prova do chamado Grand Tour, o Tour de France começou como uma estratégia de vendas para o jornal L’Auto. A primeira edição, em 1903,  tinha só seis etapas, relativamente planas, ao longo de 18 dias. Hoje, são 21 etapas em 23 dias, muitas delas atravessando montanhas. 

🔶 O Tour de France é mais popular que os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Números recentes mostram que o Tour costuma atrair 3.5 bilhões de espectadores ao redor do mundo. A Copa tem um público de 3.2 bilhões, e as Olimpíadas, 2 bilhões. 

🔶 A rota do Tour muda a cada ano, alternando entre voltas em sentido horário e sentido anti-horário no país. As 20-22 equipes de 9 ciclistas pedalam em média 3.500 quilômetros a cada edição. No Tour original de 1903, a distância total era de 2.428 km.

🔶 Um ciclista no Tour de France gasta em média 7.000 calorias por dia, ou 123.900 calorias em 21 dias. É o equivalente a 1.625 maçãs, ou 872 fatias de pizza.

🔶 Cada ciclista sua mais ou menos 1.5 litro por hora durante a competição, ou 130 litros durante a prova toda. 

Ciclistas passam pelo Arco do Triunfo, em Paris, na etapa final do Tour de France.

🔶 Até a década de 1960, não era raro ver ciclistas ingerindo álcool durante a prova. A bebida era usada para aliviar a dor muscular, e também encarada como um aumentador de performance. Como estimulantes são proibidos, com o tempo a prática também se tornou ilegal. 

🔶 E até a década de 1920, havia ciclistas que também fumavam durante a prova! A crença era de que fumar ajudava a “abrir os pulmões” antes das duras subidas.

🔶 Desde a primeira edição do Tour, a velocidade média das bikes na prova quase dobrou. Em 1903, a velocidade média foi de 25 km/h, e em 2033, quase 41 km/h. Esse aumento se deve mudanças drásticas no equipamento, dietas, estradas, treinamento, regulamentações da prova e, em alguns casos, a ajuda de substâncias “misteriosas”. 

🔶 O recorde de etapas ganhas por um só ciclista no Tour é de Eddy Merckx, que venceu 34 etapas. 

🔶 O número médio de pedaladas no Tour de France é de 486.000 (com pelo menos 90 rpm)

Tour de France 2020
As montanhas nem sempre foram parte do Tour: as primeiras edições da prova tinham percursos majoritariamente planos.

🔶 Em 1919 apenas 10 ciclistas terminaram o Tour – um recorde. 

🔶 Nos dias de descanso os ciclistas… pedalam. São pedais mais “leves”, de apenas poucas horas, que servem para liberar o acúmulo de ácido lático e manter a cabeça focada no pedal. 

🔶 A vitória com margem mais apertada da história do Tour de France foi a do norte-americano Greg Lemond, que em 1989 terminou apenas 8 segundos à frente do francês Laurent Fignon. 

🔶 O pelotão consome cerca de 800 pneus ao longo das três semanas. 

🔶 O ciclista que mais vestiu o maillot jaune ou jersey amarela foi Eddy Merckx, que ao todo ficou 96 dias com a cobiçada camisa de líder.  

Jerseys do Tour de France
Pelotão com o Arco do Triunfo ao fundo: muitos dos que começam a prova não chegam ao final.

🔶 O primeiro vencedor do Tour foi Maurice Garin.  Ele ganhou de novo em 1904, mas foi desqualificado por trapacear – ele foi pego subindo os Alpes de trem. 

 🔶 O prêmio em 2020 foi de quase 2.300.000 Euros para a equipe vencedora. E cada dia vestindo a Jersey amarela vale mais 500 euros no bolso do ciclista.

>> Confira as análises ao vivo do Tour de France no canal do Bikehub no Twitch! Sempre às 19h.