São muitos os benefícios do ciclismo para quem tem mais de 60 anos.

Pedalar é uma delícia em qualquer idade, mas para quem já é mais velho é ainda melhor. Os benefícios do pedal são inúmeros para quem já tem mais de 60 anos, ajudando a melhorar a qualidade de vida.

>> Conheça a loja Bikehub!

Conversamos com o dr. Lucas Jankauskas sobre o assunto. Confira a conversa!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO CICLISMO PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS?

Os benefícios que o ciclismo traz para o corpo são vários, independentemente da idade de quem pratica. Temos os mesmos benefícios para atletas jovens e para atletas senescentes (que estão envelhecendo).

Os principais são: melhora da resistência vascular, por ser uma atividade aeróbica que mobiliza muito os membros inferiores, ela promove o aumento da circulação colateral, ou seja, criam uma trama de vasos sanguíneos periféricos maiores para auxiliar o fluxo de sangue. Promove melhoria dos índices de debito cardíaco e melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Sem contar que o ciclismo propicia o treino em ambientes abertos, a interação com outras pessoas e o passeio por diferentes lugares, tudo muito bom para pessoas desta faixa etária.

Ciclismo para quem tem mais de 60 anos
O ciclista Antonio Carlos Alves, o Biskuy, que aos 82 anos segue pedalando.

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DO CICLISMO PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS?

Em relação a outras modalidades, o maior diferencial do ciclismo é ser uma atividade aeróbica que não promove impacto. Portanto, por mais que a pessoa se desgaste durante a sessão, se ela tiver a bike bem ajustada ao corpo (fazendo um bom bike fit e uma boa avaliação biomecânica), ela dificilmente vai se machucar ou ter lesões sérias pedalando. Pode ter dores musculares provenientes da atividade, mas dificilmente sofrerá lesões graves. Também é importante usar os acessórios adequados.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS NO CICLISMO PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS?

Acima dos 60 anos, o cuidado mais importante é o que chamamos de avaliação pre-participação, que é como um check-up esportivo. Não basta ter aquela visão antiga de que para começar a praticar um esporte basta procurar o cardiologista, fazer os exames padrão e pronto.

Tem que avaliar se o organismo está apto, se os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) estão não só presentes mas também em quantidades otimizadas, para suportar o exercício, ou se é necessário suplementação alimentar. Nesta idade também é importante ver a condição hormonal, pois é a idade que  as pessoas tendem a entrar em sarcopenia, que e perda de massa muscular.

Os exames triviais também são importantes, como o de glicemia, triglicérides, rim, fígado, coisas que basicamente todo médico pede. Além de exames da parte cardiológica, claro. É ideal fazer este rastreio pelo menos uma vez por ano (e para quem puder, duas vezes por ano).  

Ciclismo para quem tem mais de 60 anos
O francês Robert Marchand, ciclista centenário.

QUALQUER UM PODE PEDALAR NA SENESCÊNCIA?

Os benefícios do pedal para quem tem mais de 60 anos são muitos. Tem o trabalha e melhora do reflexo, melhora do equilíbrio.

É claro que um iniciante não vai sair pra pedalar na estrada, nem com um pelotão. Qualquer um pode começar, mas a evolução é sempre por etapas. Antes de tudo, é importante ter domínio da bicicleta, estar bem ajustada em cima da bike, coordenar os sentidos, o encaixe e desencaixe da sapatilha, ter domínio do equipamento. Também acho válido, antes de começar a andar de bicicleta, começar com aulas de spinning, para ter um primeiro contato e se acostumar ao ciclo do pedal.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA QUEM TEM MAIS DE 60 ANOS?

Manter a atividade física é importantíssimo para quem está na senescência, para manter a flexibilidade, o alongamento, o tônus muscular, evitar perda de massa magra, melhorar as funções do dia a dia, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o sistema de retorno venoso, manter as taxas de gordura baixas. Penso que é obrigatório manter a atividade física nesta idade. Cada um buscará a sua modalidade, e sempre de acordo com seu grau de condicionamento, mas é imprescindível.