Pedalar por uma cidade nova é o jeito perfeito de descobri-la. Veja cidades para visitar de bike!

Pedalar é um ótimo jeito de conhecer um lugar: autonomia total, inserção no ambiente e velocidade perfeita para ver muitos lugares sem deixar nada passar batido.

>> Conheça a loja Bikehub!

Muitos são os fatores que dizem se uma cidade é boa ou não para pedalar: topografia, clima e infraestrutura disponível estão entre eles. Mas mesmo sem as condições ideias, com os equipamentos corretos é sempre um prazer explorar novas partes a bordo de uma bike.

A seguir, listamos oito cidades pelo mundo para visitar de bicicleta.

OITO CIDADES PARA VISITAR DE BIKE

AMSTERDÃ, HOLANDA

A Holanda é o país dos sonhos para ciclistas, e Amsterdã costuma estar no topo da lista de cidades para visitar de bike.

Com terreno plano, centenas de quilômetros de ciclovias, pontes e túneis exclusivos para ciclistas e estacionamento subterrâneo. Não é surpresa que cerca de de 40% dos deslocamentos lá sejam feitos por bicicleta.

COPENHAGEN, DINAMARCA

Talvez o maior competidor de Amsterdã no quesito “feito para bicicletas”, Copenhagen é conhecida como “a cidade das bikes”. De acordo com estatísticas da cidade, mais da metade dos cidadãos trocam o carro pela bicicleta para se deslocar diariamente.

Os turistas podem usar a bicicleta para fazer um city tour em alguns dos principais pontos de interesse da cidade, como o bairro de Strøget, o Palácio de Amalienborg e o bairro hippie Christiania Town.

As dimensões pequenas da cidade e seu trânsito tolerante a tornam perfeita para ser descoberta de bike.

MELBOURNE, AUSTRÁLIA

Na cidade, siga a Melbourne Capital City Trail, que te leva a 20 pontos de interesse em pouco mais de 30 km de pedal. A trilha dá a volta no centro da cidade através de um parque, longe dos carros. Cada parada da trilha pode facilmente ocupar um dia, se você tiver tempo para isso.

Além disso, quase todas as ruas de Melbourne têm faixas exclusivas para bicicletas.

>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB SOBRE O PAPEL DA BICICLETA NA SAÚDE MENTAL E NA QUALIDADE DE VIDA, com Pedro Altenfelder.

MONTREAL, CANADÁ

A maior cidade do Quebec já foi nomeada como “a melhor cidade da América do Norte” pela revista Bicycling. Há um sistema muito abrangente de bikes compartilhadas, espalhadas por vários pontos da cidade.

Montreal começou a construir ciclovias na década de 1980, e hoje conta com mais de 500 km de faixas exclusivas.

BOGOTA, COLÔMBIA

Bogotá é uma das sugestões de cidade para visitar de bike

A cidade conta com um dos maiores sistemas de ciclovias do mundo. A rede de mais de 200 km se espalha pelos quatro cantos da cidade, dando acesso fácil a museus, galerias, restaurantes, monumentos e igrejas.

Como em muitas cidades brasileiras, Bogotá fecha muitas vias públicas para o uso das bicicletas aos domingos – se puder, aproveite.

BARCELONA, ESPANHA

Barcelona é uma das sugestões de cidade para visitar de bike

A cidade espanhola conta com um abrangente sistema de bikes compartilhadas, e muitos quilômetros de ciclovias. Também é possível chegar de bike a alguns pontos de interesse mais distantes do centro, como o famoso Parque Guell, projetado por Gaudí.

PARIS, FRANÇA

Paris é uma das sugestões de cidade para visitar de bike

Paris foi pioneira no sistema de bicicletas compartilhadas, e hoje conta com um dos serviços mais abrangentes do mundo – ideal para pegar e deixar a bicicleta várias vezes ao dia, em diferentes pontos.

Há mais de 200 km de ciclovias espalhados pela cidade, o que significa que dificilmente um ponto turístico não será acessível por bike.

BERLIM, ALEMANHA

Berlim é uma das sugestões de cidade para visitar de bike

Tendo o centro da cidade como ponto de partida, Berlim oferece dezenas de rotas interligadas. Há muitas opções de bikes para alugar e um sistema de planejamento de rotas online para ajudar turistas. As ruas costumam ser largas e o terreno, plano, facilitando a vida de quem vai pedalar pela cidade.