Dicas para manter sua garrafa de água sem cheiros ou gostos estranhos.

Estar com a caramanhola (a garrafa d’água usada no ciclismo) cheia é um dos itens mais importantes ao sair para pedalar. As garrafas são um acessório fundamental, já que hidratar-se adequadamente é imprescindível para ter um bom desempenho e pedalar de maneira confortável e saudável.

A maioria das caramanholas é feita de plástico, material com alta propensão a reter odores e até ficar com um “gosto ruim” com o passar do tempo. O problema se agrava quando não limpamos a caramanhola com a frequência necessária.

>> Ouça o podcast Bikehub com Juninho, do Pan Brods, que passou a pedalar em alto nível após perder 70kg.

Reunimos algumas dicas para você saber como cuidar da sua caramanhola para que ela conserve sua água sempre fresca, sem cheiros nem gostos estranhos.

COMO LIMPAR SUA CARAMANHOLA

Como limpar sua caramanhola

➡️ No caso das caramanholas, a prevenção é o melhor remédio: depois de cada uso, esvazie a garrafa, enxague-a e deixe-a secar totalmente ao ar livre antes de guardar.

➡️ Nunca guarde a caramanhola com líquidos dentro, especialmente se for um drink esportivo ou qualquer outra coisa com sabor.

➡️ Se a sua caramanhola ficar com cheiro ou gosto estranhos, ponha uma colher de chá de água sanitária e uma colher de chá de bicarbonato na garrafa vazia e encha o restante com água.

➡️ Deixe a mistura lá dentro de um dia para o outro. No dia seguinte, enxague-a totalmente (ou coloque-a na máquina de lavar louça para terminar a limpeza).

➡️ Alguns odores e cheiros podem ser eliminados usando um enxaguante bucal bactericida. Basta lavar bem a garrafa com a substância, e depois enxaguar.

COMO LIMPAR SEU RESERVATÓRIO DE ÁGUA

Como limpar seu reservatório de água

Em alguns pedais, só a caramanhola não é suficiente. Se você usa uma mochila ou outro sistema com reservatório, é preciso fazer uma lavagem um pouco diferente para evitar alterações no odor e sabor do que é colocado lá.

➡️ Você vai precisar de detergente neutro e uma destas opções: água sanitária, bicarbonato de sódio, suco de limão ou pastilhas especiais de limpeza, vendidas com este fim específico.

➡️ MEDIDAS: Se usar bicarbonato, misture 1 parte do produto para cada cada 3 partes de água até encher o reservatório. Se optar pela água sanitária, 2 ou 3 gotas por litro. No caso do limão, 1/4 de xícara por litro de água.

➡️ Se seu reservatório estiver precisando de uma faxina pesada, combine a água sanitária e o bicarbonato para obter um agente mais potente.

1. LAVAGEM

➡️ Faça uma mistura de água quente (sem ferver) com a solução de limpeza escolhida. Feche o reservatório, chacoalhe a mistura lá dentro e deixe de molho por cerca de 20 minutos se estiver usando um dos ingredientes caseiros. se estiver usando o produto industrializado, siga as instruções da embalagem.

➡️ Após o tempo de ação, esvazie o reservatório.

2. DETERGENTE

➡️ Encha o reservatório novamente, desta vez com uma mistura de água morna e detergente.

➡️ Escove o interior do reservatório, a válvula e o canudo.

➡️ Para limpar o interior do canudo, você vai precisar de uma escova especial com esse formato, vendida em lojas de ciclismo ou equipamento esportivo.

➡️ Enxagüe com água em abundância.

3. SECAGEM

➡️ Seque cada peça ao ar livre, separadamente e à sombra.

➡️ Certifique-se de que tudo está completamente seco antes de guardar, para evitar a formação de fungos.

FONTE: REI Expert Advice