O que fazer quando você não tem a garagem ideal e deixa sua bike desprotegida?

Verdade seja dita: nem sempre a bike (ou as bikes!) cabe onde a gente gostaria de guardá-la. Poucos lugares contam com estacionamentos específicos para bicicletas, e poucas pessoas querem (ou podem!) deixar a bike na sala de casa.

>> Conheça a loja Bikehub!

Se você não tem garagem ou o espaço acabou, é preciso improvisar. Em algumas situações, a bike acaba tendo que ficar em um lugar descoberto. É claro que a prioridade é deixá-la, antes de tudo, em um lugar seguro. Se essa for a única opção, o jeito é se conformar.

Mas uma coisa é certa: quando mais exposta a sua bicicleta ficar a elementos como sol, chuva, vento e sujeira, mais rapidamente ela vai se deteriorar. 

A UMIDADE É INIMIGA DA BICICLETA

ÁGUA E BIKE: Uma mistura nada ideal.

Se você mora em um lugar muito úmido, como no litoral, a ação do tempo é ainda mais agressiva, devido à alta umidade do ar ou da maresia. 

Bicicletas mais novas (digamos com no máximo uns dez anos de idade) costumam resistir melhor aos efeitos do tempo, por contarem com vedação melhor das partes.

Se você tiver que deixar a bike exposta por um ou dois dias, mesmo que tomando chuva, não será um problema grave. Mas a partir de uma semana a coisa começa a ficar feia e o prejuízo, visível. 

BIKE DESPROTEGIDA NO CALOR E NO SOL

O calor é especialmente prejudicial a acessórios e partes de borracha e de plástico, que começam a rachar. As cores desbotam e partes plásticas ficam quebradiças. 

Se a bike ficar diretamente no sol ou na chuva, a corrosão se acelera e fica mais urgente buscar cuidados especializados

>> Ouça o Podcast Bikehub 09, sobre a evolução da mecânica das bikes de alta performance!

COMO RESOLVER O PROBLEMA E NÃO DEIXAR A BIKE DESPROTEGIDA?

LONA: Bonito não fica, mas o importante é proteger a bicicleta.

Na falta de uma opção melhor, uma lona por cima da bike oferece uma proteção mínima contra a chuva e o sol. Se for usar esta estratégia, tente colocar a lona de um jeito que possibilite a ventilação da bicicleta. 

Uma camada extra de lubrificação nas partes mais sujeitas à corrosão também pode atrasar o processo. 

Moral da história: deixar a bike desprotegida deve ser uma situação temporária. Se não houver outras opções, invista em uma lona e faça o melhor possível – vai sair mais barato do que a visita ao mecânico para fazer uma manutenção