Confira os acessórios indispensáveis para fazer deste um pedal prazeroso e confortável.

Poder ir e voltar do trabalho de bicicleta é um privilégio, e não é tão difícil quanto pode parecer. Com algum planejamento e os acessórios corretos, utilizar a bicicleta como meio de transporte diário vira uma parte divertida do dia.

>> Conheça a loja Bikehub!

Ao decidir que tipo de bike usar, que acessórios levar e como carregar suas coisas, é preciso levar em consideração a distância, o tipo de percurso e também sua rotina – você vai tomar banho quando chegar? Vai trocar de roupa? Precisa levar o computador na mochila?

Para facilitar a vida dos que ainda estão começando a experimentar a bike como meio de transporte para o trabalho, o Bikehub fez uma lista dos itens que podem fazer toda a diferença no seu caminho. Alguns deles podem ser mantidos no seu local de trabalho, caso você tenha essa opção.

Confira e bom pedal!

Uma bike elétrica pode ser sua aliada no caminho até o trabalho.

CHECKLIST: O QUE LEVAR PARA PEDALAR ATÉ O TRABALHO?

✅ Bicicleta regulada e com os pneus cheios.

✅ Capacete (não é obrigatório por lei, mas é altamente recomendado).

✅ Água.

✅ Capa de chuva (que também serve como corta-vento em dias frios).

✅ Luzes dianteira e traseira (obrigatórias por lei à noite, e indispensáveis para circular com segurança no trânsito).

✅ Muda de roupa limpa, se você pretende se trocar ao chegar. Às vezes trocar só a parte de cima já faz bastante diferença.

✅ Kit de higiene pessoal e toalha, se for tomar banho quando chegar. Se você for só lavar o rosto, opte por uma toalha menor, que ocupa menos espaço na mochila e faz a mesma função.

✅ Mochila ou alforjes para levar seus pertences. Ter um saco plástico dentro da mochila pode ser providencial para proteger seu celular e outros itens de uma chuva inesperada.

✅ Uma mini ferramenta com chaves Allen. Se quiser economizar no peso, veja quais são os tamanhos usados na sua bike e leve apenas estas, ao invés do conjunto inteiro.

✅ Paralamas são opcionais, mas podem fazer toda a diferença e salvar sua roupa de um visual enlameado.

✅ Câmara reserva/kit de remendos (a câmara reserva resolve o problema mais rapidamente).

✅ Bomba de ar de mão.

✅ Trava ou cadeado. Modelos U-Lock costumam ser alguns dos mais seguros, mas são pesados para carregar. Poucos modelos de cadeados são leves e confiáveis ao mesmo tempo.

>> OUÇA O PODCAST BIKEHUB SOBRE MOBILIDADE URBANA, com Renata Falzoni e Tomás Petti.